Centro de Dança do DF promove Seminário Abre Alas 27/02/2018

O Centro de Dança do DF inicia sua programação de 2018 com o “Seminário Abre Alas”. Entre os dias 1º e 3 de março, a comunidade poderá debater temas que integrarão as atividades do espaço ao longo do ano.

O evento terá três eixos temáticos, um a cada dia – “Dança e Memória” (dia 1º de março); “Dança e Diversidade” (dia 2); e “Dança e Infância” (dia 3). Compõem a agenda do seminário mesas-redondas com representantes da dança e performance do Distrito Federal e de outros estados, lançamentos de livros, mostra de videodança e a instalação coreográfica “Biblioteca de Dança”. As atividades são gratuitas e voltadas para o público em geral e a comunidade da dança – artistas, professores, estudantes, pesquisadores, amadores e demais agentes da área.

A mostra de videodança faz um panorama da produção recente de realizadores do Distrito Federal e será exibida das 17h30 às 19h30 nos três dias. No mesmo horário, também nos três dias, a “Biblioteca de Dança” insere o público numa nova perspectiva sobre as artes do corpo, a partir de “contações dançantes de história”. Fruto de residências artísticas na Alemanha, Sérvia, Espanha e Brasil, a obra tem direção de Neto Machado e Jorge Alencar e será remontada em Brasília com cinco artistas da dança do DF: Fabiana Balduína, Giovane Aguiar, Luciana Lara, Márcia Duarte e Monica Berardinelli. Como livros vivos, eles conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas, reunindo ficção, história, teoria e poesia.

Para completar, os visitantes podem conferir a exposição “A história que se dança”, lançada no dia da reabertura. Trata-se de uma mostra com cerca de 30 fotos de artistas e grupos que vêm construindo a cena da dança do DF, a partir do acervo da exposição sobre os 45 anos da Dança no DF, organizada por Marconi Valadares e Yara de Cunto, convidados a revisitar essa coleção.

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI